9 de nov. de 2020

208) Yoga Matutina

 


De manhã, acordamos o corpo com carinho. Primeiro, limpamos a língua. Depois tomamos um copo de água morna, com suco de meio limão e 1 pitadinha de sal.  

Esperamos 15 minutos, e então comemos uma banana! Sem mastigar muito. Diz o Ayurveda, que essa prática mantém o intestino saudável. Logo em seguida, se quisermos, fazemos a postura de yoga chamada

 

1.    UtksepaMudra. 

Deitados de costas numa superfície protegida do frio. Inspiramos, levando os braços lá para trás.  Esticamos as pernas em oposição. Então o ar vai querer sair, levando com ele todas as impurezas. 

Nessa expiração, abraçamos as duas pernas, como um tatu bolinha. Novamente inspiramos e abrimos o corpo. Pernas e braços em oposição. Expiramos no tatu bolinha. Não a fazemos mais do que 7 X. 

Se ainda completarmos essa postura com um descanso de 1 minuto, largados no efeito dela, melhor. O nome dessa postura de relaxamento é  

2.    Shavásana.

 Podemos parar aí, e o intestino se manterá saudável. Ou ainda podemos fazer mais 2 posturas; Nessa ordem:  

3.   Cobra (Bhujangásana) -  8 X. Deitados de barriga para baixo. Pernas juntas em ponta de pé. Apoia as mãos no chão, na altura do peito. Expira. Ao inspirar, sobe o tronco, como quem busca com os olhos as próprias costas. Não tira o umbigo do chão, embora no desenho mostre o contrário. Fique com o ar nos pulmões até sentir vontade de soltá-lo. Não force. Ao expirar, abaixe o tronco e relaxe um pouco. Coloque sua atenção ora nos rins, ora no coração. 

4.    Na maioria das posturas de yoga, que seguem o ritmo da respiração que a pessoa está no dia, toda vez que o corpo estender, tem mais espaço para o ar entrar, então inspiramos. Ao encolhermos o corpo, menos espaço, então expiramos. 

5.    Novo relaxamento para o efeito da postura aprofundar, antes de começarmos outra postura:  Shavásana. 

6.  Yogásana ou YogaMudra - 8 X. Sentados de Pernas Cruzadas com a direita na frente da esquerda. Seguramos o punho esquerdo com a mão direita nas costas. Inspiramos. Então vamos soltando o ar e abaixando o tronco até tocar a testa no chão. Ou no seu ótimo, sem forçar jamais. Fica sem ar um pouco e inspiramos subindo o tronco. Depois de 4 X, troca as pernas e pegada de mãos nas costas. Fazemos mais 4 X. (Toda vez que o corpo estender, inspira. Ao se fechar, expira.) Foco nas gônadas. 

7.    Shavásana  

A Cobra massageia a glândula timo e os rins suprarrenais), o que fortalece o Sistema Imunológico. E lá no chackra do coração, onde ele atua, fortalecemos nossa confiança. 

P.R.Sarkar diz que fazer a Cobra todo dia, nos deixa imunes a qualquer contaminação do ambiente. 

E o YogaMudra diminui o estresse, porque fortalece o sistema nervoso; E nos protege contra a baixa estima. 

8.    Se quiser, aproveita o embalo e medita um pouco, porque seu corpo já estará em meditação. Lembrando que meditar não é parar de pensar. É se manter focado na Bem-aventurança mesmo pensando. 

 

Essa sequência também é muito eficaz no gerenciamento do estresse. Se fizer 1 X por semana já vai sentir uma diferença enorme.


Pronto, o silêncio da saúde, que só é quebrado quando Deus vem falar com a gente na doença, se mantém. E há outras formas de conversar com a Suprema Subjetividade sem precisar ficar doente, né?

 

PS: quando estiver menstruada, não faça essas posturas que se fecham. Machuca internamente, devido as pressões.  Vou colocar os desenhos das posturas em ordem. 

Bom dia! 

#Yoga #Saúde #Ayurveda #PRSarkar #YogaMudra #Bhujangásana #Shavásana #UtksepaMudra






Figuras do Ananda Marga  Carya Carya - Shrii Shrii AnandaMurti (P.R. Sarkar) - Parte 3




Nenhum comentário:

Postar um comentário

225) O Amor, os Príncipes e as Princesas

       É... Tem algumas relações que pensamos que nos botam para baixo. Até nos tocarmos que não foi a pessoa que nos atirou na lona, mas nó...