3 de nov. de 2020

206) Qual a diferença entre o Caminho Espiritual e o Terapêutico

  


           O Caminho Espiritual não nos pergunta, na consciência, se queremos evoluir. Ele vai nos empurrando para evolução, desde o inconsciente, usando tudo o que está a nossa volta para esse fim. Inclusive nos fazendo buscar terapia.

 

O Caminho Terapêutico, ao contrário, só acontece se há uma decisão consciente de lidar honestamente com os conteúdos inconscientes, comportamentos, relações e bloqueios.

 

Podemos decidir também, conscientemente, a fazer um Caminho Espiritual, que, na verdade, nos escolhe. Então, começamos a meditar, fazer ásanas, recitar mantras, orar, tomar passes, fazer oferendas, rodas sagradas... 


Essas práticas nos expandem, nos fazem ver e desenvolver nossas multidimensões, mas não tem a finalidade de ajudar diretamente. 

 

Um exemplo disso, são alguns exímios meditadores com dificuldades de relação, de se firmar profissionalmente etc. 

 

O Caminho Terapêutico é quando levamos para terapia essas experiências confusas e bloqueios, para serem compreendidos e ajudados.

 

Um exemplo é aquela pessoa que faz terapia há 20 anos, que não acredita em espiritualidade, e tem capacidade de lidar com a vida em geral.

 

A espiritualidade, então, é uma dimensão humana que nos expande e ajuda de forma indireta, quando há uma entrega nossa. As Terapias são criações humanas que nos ajudam, e podem nos apoiar na expansão, quando não confinamos o indizível em explicações.

 

É como aquela história do Seu José. 

 

Ele estava no meio de uma enchente quando um bombeiro veio ajudar. Ele respondeu: “Obrigada, meu filho! Mas não preciso. Deus vai me salvar!” 

 

Então veio um bote salva-vidas até o seu José com água no pescoço. Ele continuou respondendo que não precisava de ajuda, porque Deus ia salvá-lo.

 

Passou mais um tempo até um helicóptero dar um ultimato para o seu José, que deu a mesma resposta em cima do telhado.

 

O devoto então se encontrou pessoalmente com Deus e começou a reivindicar: “Poxa, Deus! Eu confiei no senhor e olha o que aconteceu? Eu morri!”

 

E Deus respondeu: “Mas Seu José, eu enviei três pessoas para ajudar, e você  não quis.”

 

#CaminhoEspiritual #CaminhoTerapêutico #Ajuda #Expansão 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

225) O Amor, os Príncipes e as Princesas

       É... Tem algumas relações que pensamos que nos botam para baixo. Até nos tocarmos que não foi a pessoa que nos atirou na lona, mas nó...