28 de out. de 2020

204) Mudando os Scripts de Vida

 

É possível mudar um “Script de Vida”?

O script é um drama inconsciente, repetitivo, nos conduzindo interiormente por caminhos que não queremos. Ele foi descoberto pelo psiquiatra Eric Berne, criador da Análise Transacional. 

Há 2 roteiros “universais” que afetam mulheres e homens, como demonstrou o Rüdiger Rogoll, psiquiatra, analista transacional  e amigo íntimo de Bert Hellinger,  que trabalhou anos com Scripts antes de criar a Constelação Familiar.

Por exemplo, mulheres super inteligentes, chefes de família podem conviver, sem saber, com o script “burra”. Algumas até escutaram: “Estudar não vai te ajudar a arranjar marido!”

Aí se casam com quem não pode bancar a família, por exemplo, para terem oportunidade de compensar seu  script, provando a si mesmas sua competência. Pode ser que tenham problemas ginecológicos ao projetarem seu Sol (inteligência) no homem, e muitos outros desdobramentos.

Rüdiger nos disse para pegar o Sol - brilho da nossa inteligência - e colocar dentro de nós, como raios dos nossos cabelos.

Tem outro script comum entre os homens: o “covarde”, geralmente porque o pai não estava presente.

Nossa cultura, agora mudando, não valorizava o papel do pai na educação dos filhos. E ainda funde a ideia do homem com sua capacidade de ganhar dinheiro, o que leva à depressão se perder o emprego. E com a ideia de reprodutor, que pode levá-lo à muitas mulheres para provar sua virilidade. 

Para ser homem, então, muitos meninos não puderam ir para a esfera do pai, foram trabalhar cedo, sem poder aceitar sua vulnerabilidade e não enxergam as mulheres, que são números de conquistas que reafirmam sua masculinidade. 

Podem abandonar a namorada grávida, como se ele fosse uma vítima da situação, “simplesmente” por não se conectarem com a força que têm.

Os homens com esse script o compensam de duas maneiras: timidez excessiva ou machismo. Não estou dizendo que o machismo e a timidez surjam desse script, mas que homens com o script “covarde” podem atuar daquelas maneiras.

No dia que vi a Constelação desse script, pensei no coração de tantos homens, sofrendo ataques, porque são proibidos de terem medo. E pensei em muitas mulheres abandonadas, criando seus filhos sozinhas.

Para sair desses roteiros, que se casam na vida real, devemos usar um contra script, como Rüdiger nos ensinou. Mas de uma maneira: Voltamos lá para a criança que fomos e dizemos, com amor: 

Corajoso! Para o menino. E Inteligente! Para menina. 

 

#EricBerne #ScriptDeVida #RudigerRogoll #BertHellinger #MulheresInteligentes #HomensCorajosos 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

212)As Três Consciências descobertas por Bert Hellinger na Constelação Familiar

  A fenomenologia é uma filosofia nascida com a seguinte pergunta: o que é Consciência?    Para alguns, a consciência é o que conhecemos...