7 de out. de 2020

191) Vitória: uma Posição Existencial

 



Qual a posição existencial da vitória?

 

1)   Eu estou ok, Você está ok

 

Nessa posição somos vitória porque acreditamos nas nossas (e dos outros) potencialidades, capacidade de arcar com desafios e oportunidades, assim como desenvolvê-las. E, por isso, conseguimos formar relações e pedir ajuda, já que o outro é ok. 

 

2)   Eu estou ok, você não está ok

 

Aqui também acreditamos no nosso potencial, mas só nele. Ficamos sós, mesmo cercados de muitos. Arcamos com desafios sem acreditar na ajuda de ninguém. Somos, em qualquer papel, perfeccionistas ou exigente demais, para compensar as falhas no mundo. 

Sobrecarregados, não sabemos criar relações recíprocas, mas “ninguém faz nada bom mesmo.”

Essa posição, por trás dos “salvadores”, é incapaz de ajudar mesmo ajudando, porque desconsidera o outro.

 

3)   Você está ok, eu não estou ok

Se na posição anterior podemos desenvolver autoritarismo, nessa podemos ser vítimas da nossa inveja. 

Todo mundo faz melhor. Nunca conseguiremos nada do que os outros conseguem. Mas ainda temos ajuda, porque acreditamos nas pessoas. E até podemos ajudar, mesmo não acreditando na gente, porque nosso olhar, mesmo de inveja, diz que o outro é OK.

São pessoas que namoram pessoas que casam com outros, porque fez o/a ex se sentir Ok e provou que não era ok.

 

4)   eu não sou ok, você não é ok

 

A posição existencial do perdedor trágico nos deixa sem saídas, porque nem nós e ninguém pode ajudar. São destinos difíceis: com sucesso na carreira e dívidas intermináveis ou odiando o que faz. Cuidados com a saúde do mundo, mas sem com a sua própria vida. Amando quem nos abusa.

Bert Hellinger, antes de criar a Constelação Familiar, conhecia bem essas posições descobertas por EricBerne, até que percebeu que vinham de longe, de geração a geração, como mandatos, onde houve desordem nos princípios da vida, como exclusões, falta de respeito pela ordem, desequilíbrio no dar e receber.

Mesmo assim, expostos à entropia (desorganização) que tenta nos tirar da okeidade, a vida é sintropia por natureza: busca se reorganizar.

Será, então, que a senha Guia da vida é “Eu estou ok, Você está ok”? E não é esse um dos efeitos do amor?

 

#EricBerne #PosiçãoExistencial #ScriptdeVida #Okeidade #Mandato #Familienstellen #BertHellinger #ConstelaçãoFamiliar

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

200) Um Ingrediente Pouco Compreendido do Sucesso

  Tem um ingrediente importantíssimo para o sucesso, pouco falado e compreendido.   Na Constelação Familiar sabemos que o “Sucesso é o R...