30 de set. de 2020

187) Quando os Enamorados nos Alcançam como as Flechas de Eros

 


Criadores deste baralho de tarot - Rolf-Ulrich Kaiser e Peter Geitner - 1975, Switzerland 

carta 6 - Enamorados. Nas ilustrações doTarot de Marcelha existe ainda uma terceira pessoa, lembrando da decisão a ser feita. 


Se os enamorados passaram pela sua frente...

...talvez seja hora de fazer uma escolha. A escolha que antecede toda possibilidade de formar uma relação. Sem esta decisão o amor não nos considera um bom alvo de suas flechas.

 

Aí, então, o vislumbre de formar uma relação exigirá futuramente um outro passo: sair da família original e criar uma nova família. Pensamos que é fácil arcar com a decisão que levará a um novo contexto, mas muitas vezes saímos da família em busca da nova vida, mas a família não sai da gente.

 

A dica dos enamorados, então, não é a de nos afastarmos fisicamente ou emocionalmente da família original. É a de escolhermos o desconhecido, onde criaremos um outro núcleo familiar com nosso parceiro ou parceira, que nunca será igual a nada do que estamos acostumados.

 

Esse desapego e coragem para tentar algo completamente novo e a disposição de negociar vários contratos, até a relação chegar ao bom termo para os envolvidos, são os requisitos para formar uma relação onde o amor pode fluir.

 

A natureza ajuda a fazer esta escolha com os nossos hormônios. Mesmo assim, podemos não conseguir bancar o que vem pela frente.

 

Na Constelação Familiar, Hellinger observou que o casamento acontece quando saímos da boa consciência para a má consciência.

 

Ou seja, saímos do que conhecemos, onde nos sentimos pertencendo (boa consciência), para ir para o desconhecido, que nos faz sentir que não vamos mais pertencer, o que gera má consciência.

 

Na verdade, continuamos a pertencer sempre, mas temos medo que nossa ousadia nos aliene do grupo original. Às vezes, eles até nos expulsam mesmo, mas a alma familiar não exclui ninguém.


Os enamorados, no entanto, nem chegaram tão longe. Não estão exigindo todo este compromisso. Eles estão falando da escolha que precede a direção do próximo passo. Passo que nos alcança como se fôssemos o único alvo de Eros.

#casamento #enamorados #boacinsciência #máconsciência #escolhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

205) Mudando os Scripts de Vida

  É possível mudar um “Script de Vida”? O script é um drama inconsciente, repetitivo, nos conduzindo interiormente por caminhos que não qu...