30 de set. de 2020

184) Qual a Diferença entre Namaskar e Namastê?

 


Qual a diferença entre Namaskar e Namastê?

Ontem, uma amiga perguntou a diferença entre estes cumprimentos em sânscrito. #Namastê, com a raiz Namah (saúdo) é uma saudação à Divindade. Saúda a Consciência Suprema diretamente. Na tradição do #yoga é oferecido à uma Divindade.

#Namaskar saúda (Namah) a divindade que está em cada ser (Kr). Reconhece que cada entidade é a manifestação da Consciência Suprema que agora cumprimento.

Esta saudação nos lembra do sagrado em cada pessoa. Por isso é usada para saudar pessoas, na tradição yogui. O significado deles, então, é:

🙏🏾Namastê: eu saúdo você, Divindade Suprema.

🙏🏾Namaskar: A Divindade que está em mim saúda a Divindade que está em você com toda força da minha mente e amor do meu coração.

#Mudra que acompanha a saudação são as 2 mãos unidas que tocam o 6o centro de energia (#chakra) da testa, onde o mundo de fora e de dentro das suas 2 pétalas formam a nossa força mental: #meditar, estudar” e a #ação no mundo” dão força mental.

E então o Mudra toca o coração, 4o centro, com 12 pétalas e suas propensões correlatas.

Entre elas o “eu”, que homens desenvolvem mais, porque a cultura assim proporciona.

E o “mamata”, amor, principalmente o que as mães desenvolvem porque a cultura espera isso das mulheres, embora as 2 propensões mentais estejam no corpo energético de todo mundo.

Há mais 10 propensões no 4o centro, espalhando amor no mundo, até porque o Mudra passa pelo centro da garganta, 5o Chakra, onde tem 16 propensões e uma delas é o serviço desinteressado de honrarias ao mundo.

Mudra é um gesto neural que proporciona um estado psíquico. Quando as 2 mãos se juntam: com todo o meu ser em união, que é a Divindade que está em tudo e todos. Então o Mudra, com os dedões, toca a testa, e a cabeça em reverência, acionando o 6o centro.

O Mudra segue a jornada pelo caminho mais longo que existe no mundo, como dizem os africanos, da cabeça ao coração.

Toca a glândula timo (esperança: sistema imune). Ativando nossa capacidade de amadurecer no “eu”, de amar no “mamata” e os outros receptores e doadores de amor.

Tudo isso numa pequena dança de mãos, um sorriso e você.

Namakar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

200) Um Ingrediente Pouco Compreendido do Sucesso

  Tem um ingrediente importantíssimo para o sucesso, pouco falado e compreendido.   Na Constelação Familiar sabemos que o “Sucesso é o R...