16 de set. de 2020

180) Os Estágios da Anima e do Animus

 


Reconhecemos um navio porque ele já estava na gente como modelo.

Da mesma maneira, um homem enxerga uma mulher, e vice-versa, com modelos interiores, prefigurados em estágios diferentes.

Há, portanto, uma contrapartida feminina no homem, a anima, moldada pela experiência com a mãe, irmãs, visão do pai e cultura sobre as mulheres. Sua anima molda como ele as experimenta.

Jung diz que a anima no homem tem 4 estágios nestes arquétipos:

1. Eva - aqui o homem vê a mulher como objeto do desejo.

2. Helena - ele percebe a inteligência, autoconfiança e sucesso na mulher, mas não suas virtudes.

3. (Virgem) Maria - faz com que ele a veja como virtuosa.

4. Sophia - Athena (sabedoria), ele experimenta a mulher por inteiro, com qualidades positivas e negativas e a personificação da Sabedoria.

Os estágios da anima faz o homem desenvolver nele aquelas características. A anima negativa, ou experiências difíceis com a mãe, com a anima negativa do pai (falar mal das mulheres), faz com que perca seu desejo, ou a humilhe por inveja do feminino. Acha as mulheres vadias, burras e traiçoeiras. E o fará ficar calado, jamais disponível para uma conversa franca.

Jung chamou a contrapartida masculina nas mulheres de animus. Todas as experiências que a garotinha teve com o pai, irmãos, com a visão masculina da mãe e cultura sobre os homens, moldam seu animus e como ela o experimenta. Os 4 estágios do Animus são: 

1.Hércules - Ela experimenta o homem como força física e reprodutora.

2.Apolo - é o estágio no qual percebe ele como estrategista, planejador e realizador.

3.Sacerdote - Professor. Aqui ela experimenta o homem como inteligente e orientador.

4.Hermes - o sábio na mulher a faz experimentar o homem por inteiro, integrado com sua luz e sombra. 

Os estágios do animus na mulher a desenvolve naquelas características. Um animus negativo, ou experiências difíceis com o pai ou animus negativo na mãe (falar mal dos homens), fará com que ache os homens fracos, meros reprodutores que não sabem nem trocar uma fralda. Fará com que ataque o companheiro e discuta a relação (DR) por ninharias.

Este é o drama humano, um navio é muito mais do que um navio. 

 

#anima #animus #Jung #transferência #projeções

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

221) A Medusa com a Cabeça do Perseu

  Medusa com a Cabeça de Perseu - Luciano Garbati No século VI a.C. Ésquilo escreveu a trilogia Oréstia, uma reflexão sobre a justa justiça ...