23 de ago. de 2020

173) O Eu, O Outro, O Nós

 

 @manika_constelandocomafonte e @adrianeamaral.arati em Porto Alegre, antes de facilitarmos o 

Seminário de Constelação Familiar “Amor à Segunda Vista”. Mesmo nome do Livro do Bert Hellinger.


Em 2018 eu, Mônica Clemente (Manika) e Adriane Amaral (Arati), facilitamos um Seminário * de Constelação Familiar em Porto Alegre chamado “Amor à Segunda Vista”.

O Amor à Segunda Vista, segundo Hellinger, é quando o casal atinge outras esferas na relação. Quando reconhece e aceita o parceiro/a exatamente como é. Quando cada um se reconhece dentro da parceria e traz para ela a sua própria história, incluindo a aceitação da família original, desejos e guiança sem sacrificá-los, anulando-se.

Quando seus olhares cruzam no futuro, nos planos conjuntos, na nova família que são, em valores compartilhados e criados juntos, nos filhos e nos sonhos realizados por conta da união. Lembrando sempre das diferenças que trazem e do lugar delas na relação. 

O olhar do casal não se enfrenta, fechando o horizonte (você tem que ser ou fazer o que eu sou e quero. Você é a projeção dos assuntos mal acabados da minha família). Nem está em paralelo, nunca se encontrando no futuro. Mas em diagonal, para seus destinos se encontrarem sem perder a perspectiva dos horizontes e de quem são.

A melhor forma que encontrei para exemplificar o Amor à Segunda Vista é assim: São 3 esferas que viram 5 por conta do amor. O Eu, o Outro e o Nós que devem sempre estar presentes numa relação sem se extinguirem, se transformam em:

1) Eu Sou o que sou

2) E o que trago comigo. 

3) Ele/a É o que é

4) E o que traz dele/a consigo. 

5) Nós olhamos para as 4 esferas acima e para o futuro, no encontro do nosso olhar. Ou a consciência de que no casamento formo uma nova família, portanto a família original pertence ao que trago e levo comigo, mas não é nosso horizonte. 

 

Isto não é uma ciência exata, então como aplicar? Juntos! 

Mas como? Como diz a música: Love Will Find a Way - O amor achará o caminho.

____________

Nele vivenciamos Constelações Familiares, e exercícios com o grupo inteiro, das descobertas e compreensões do Bert e Sophie Hellinger sobre a relação de Casal. Nós fizemos também algumas descobertas.

#Familenstellen #ConstelaçãoFamiliar #RelaçãoDeCasal #BertHellinger #SophieHellinger #PortoAlegreAmor 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

212)As Três Consciências descobertas por Bert Hellinger na Constelação Familiar

  A fenomenologia é uma filosofia nascida com a seguinte pergunta: o que é Consciência?    Para alguns, a consciência é o que conhecemos...