23 de ago. de 2020

172) Eu Vejo Você

 

Não precisa ser invisível para não ser visto.  Basta que ninguém nos enxergue. Muito disso é tratado na série This is Us.

Os Contos de Fada e Mitos têm o antídoto: o espelho. Até o vampiro, que não se enxerga refletido em nada, porque está morto, descobre algo sobre si mesmo no espelhamento: não existe evolução após a morte. É preciso reencarnar para continuar a jornada ou viver do sangue dos vivos. 

A madrasta da Branca-de-Neve também soube da finitude de sua vida com a revelação da beleza da enteada. Não foi isso que a transformou em bruxa, mas ter sido eclipsada. O espelho mostrou a dor de não ser mais cortejada pelo marido. Sua vingança foi atacar o objeto sob o qual o esposo se apoiava para continuar vivo, a própria filha. Que peso grande a menina carregava. Rebecca e sua filha Kate, em This is Us, vivem este script desde a avó.

Narciso se buscava incansavelmente na lâmina do lago sem se encontrar, como todos que veem mas não aprenderam a enxergar. Por isso desapontou a namorada Eco, que, como ele, buscava sua identidade no rebote sonoro de suas palavras. Em This is Us, Kevin, um astro da TV não é visto como é. E sofre abusos por isso.

Mas nem todo espelho pode contar o que vê se um segredo de dor ou vergonha está entre ele e o que se pode revelar.  Um filho, genro ou até um animal de estimação, então, poderá estar no lugar de um filho morto ou negado pelos pais.

O filho adotado Randall e o filho não visto Kevin se anulam e eclipsam Kye, morto no nascimento. This is Us não consegue dar a solução adequada e continua errando quando trata do tema da adoção. Porque quem entra no lugar do excluído também fica inviável. Nem ele é visto, nem quem ele substituiu.

Qual a solução, então? Dar um lugar para todos, como mostrou Hellinger, inclusive para o sentimento que levou ao segredo. E deixar cada um ser o que é.  Também é vital que se tome o seu lugar, deixe o outro no lugar dele e respeite o destino de todos. 

Ainda assim haverá eclipses: o marido que não corteja a mulher, a esposa que ama outro homem, a Lua entre a Terra e o Sol, Narciso em busca de ser visto até que alguém, como um espelho (o terapeuta), ajude a acabar com o emaranhamento. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

180) Os Estágios da Anima e do Animus

  Reconhecemos um navio porque ele já estava na gente como modelo. Da mesma maneira, um homem enxerga uma mulher, e vice-versa, com modelo...