16 de jun. de 2020

152) O que te Faz Ficar Vivo ou Viva?




O que te faz ficar vivo ou viva?


Será que terias desistido de...  se tivesse respondido esta pergunta todos os dias? Será que escolheria este caminho, esta rotina, este trabalho, estudos, esforços, parcerias, atitudes, rupturas, associações...?

O que nos faz ficar em sintonia com a pulsão de vida? (Eu não acredito na pulsão de morte, mas falo disso outro dia.)  Eu acredito em algo que nos faz ficar vivos e é único. Acho também que há camadas da existência interferindo na resposta. Uma delas está além e fora do alcance, outra é a cultura, depois a época, aí a esfera dos ancestrais, da família atual e então o que nos faz sentir vivos para, finalmente, chegarmos à radicalidade do que nos faz ficar vivos.

Se conseguíssemos ultrapassar todas as camadas, até o nosso íntimo, teríamos a nossa resposta original e intransferível? A digital de uma encarnação?

Não importa se a resposta nos desse “só” mais um segundo. Seríamos tocados pela dobra do infinito no mínimo que somos? E propulsionados para fora dos perigos, sejam eles quais forem?

Eu só não sei se temos o direito de saber das respostas dos outros. Me parece tão pessoal como o amor por um filho no meio de cinco, por um pai e não pela mãe (ou vice-versa), por um companheiro difícil, um atributo frívolo, um bicho, um sorriso...

Será que alguém debocharia ou menosprezaria o alicerce do fio da vida de alguém? Qual o efeito do desprezo em algo tão essencial? E que direito temos de questionar, julgar ou até ficarmos magoados pelos diversos motivos? O que eles nos contam sobre o Infinito?...

Aí está a mão estendida da vida contra o desaparecimento. Mesmo que ninguém nos entenda, a resposta àquela pergunta é o viço que mantém a seiva fluindo.

#EuFicoViva #PulsãoDeVida #EugenioDavidovich


Nenhum comentário:

Postar um comentário

158 - Como Funciona o Triângulo Dramático - Parte 2

Como sair do Triângulo Dramático? Mônica Clemente (Manika) No texto anterior “Como Funciona o Triângulo Dramático - parte 1&q...