16 de mai. de 2020

142) Qual a relação entre o Sucesso e a Frustração?




Um dos requisitos para o sucesso é conseguir administrar a frustração. 

Daniel Goleman em seu Best Seller, “Inteligência Emocional”, conta a experiência do marshmallow. Davam dois deles para cada criança em sala de aula e diziam que se não comessem os doces até os pesquisadores voltarem, ganhariam um presente.  Não diziam nem o presente nem quando voltariam. 

Isso é a frustração: não ter controle sobre o tempo e resultado dos esforços. 

Cada criança, então, inventou uma maneira de lidar com o desafio. Algumas brincavam com os doces; outras lambiam e sentiam seu cheiro; houve quem os comesse; os que se distraiam com outras atividades e os que produziam algo ignorando as delícias.

Os pesquisadores acompanharam as crianças até a vida adulta e viram que aquelas que comeram logo os marshmallows, sem esperar nada, não conquistaram o sucesso almejado. Eles precisavam de gratificação imediata para distraí-los da indefinição. É como querer sucesso (gratificação) sem levar em conta o esforço, dedicação e falta de controle do tempo para isso. 

Já as crianças que não comeram os doces, descobrindo uma forma de lidar com a frustração, adiando o prazer, conquistaram não só́ o sucesso como satisfação com suas conquistas. 

A indefinição do fim de uma situação difícil, e como lidar com ela, é um exemplo disso. Já a falta de suporte para tempos difíceis não é treino para frustração, é o rosto do abismo. Qualquer medida, neste caso, deve ser urgente.


#DanielGolemam #InteligenciaEmocional #Frustração #Sucesso #TolerânciaAFrustração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

164) Amores desde o Fim até o Começo

Ilustração Sabrina Gevaerd A relação de amor que a gente busca tem a ver com quem somos desde o fim até o começo. Queremos um ...