12 de mai. de 2020

140) Os Deuses Feridos



No Ocidente disseram para mulher encontrar a felicidade e servir ao homem no casamento, projetando nele um deus infalível. Para o homem disseram que o trabalho era mais importante, o casamento uma prisão e a mulher um objeto.

Na verdade, é o homem que serve à mulher e é feliz no casamento, embora como pai seja muitas vezes desconsiderado, mesmo doando-se totalmente aos filhos. A mulher trabalha demais, não só parindo e cuidando dos filhos e do lar, mas gerenciando os ânimos da família e seu sustento com um emprego e/ou liberando o homem dos trabalhos domésticos.

Isto é a Grande felicidade no casamento: ele dá e exige muito. Se o casal se separa, parece que todo este esforço foi em vão e não reconhecido. É uma dor imensa, como disse o Hellinger!

Como o deus interior atua em cada homem ferido pelo divórcio?

Um homem regido pelo arquétipo de Zeus, ferido pela separação, será vingativo, fazendo uma lista de mulheres que quebrará o coração. Sua cura é parar de pensar que é melhor para a mãe do que foi seu pai. Com esta conexão masculina ancestral amará as mulheres sem medo.

Eros negativo vai para casa da mãe/pai, como ele fez o casamento inteiro. Ao entender que o casamento forma uma nova família, se cura. Faz isso parando de salvar seus pais.

Poseidon ferido beberá todas e falará mal da ex para os filhos! É irascível! Se recuperar seu reino perdido, agradecendo o pai e a linha dos homens, retoma seu destino.

Aquiles, se não quebrar tudo, vai atacar a ex até fisicamente. Tem que parar de pensar que é um semideus: filhinho da mamãe; e buscar reputação a qualquer preço. Um guerreiro tem valor por evitar as guerras e não ganhar com elas. Precisa parar de levar as brigas dos seus pais para dentro do seu casamento!

Hades lutará pelo poder se achando uma mãe melhor! Sairá deste lugar quando reconciliar com a sua mãe, e parar de ser pai de suas mulheres crianças.

Urano, vai sumir e ter acessos violentos para fugir do suicídio. Se cura ao parar de se culpar, fazendo algo que compense o que houve.

Os homens foram substituídos por imagens divinas em quase toda mitologia, civilização e família. Quando descobrem que são de carne e osso, como seus pais, e nós mulheres os aceitamos e honramos assim, muitas feridas terão fim. 

___________

Sobre as deusas feridas, tem este texto aqui.

No instagram @constelandocomafonte






Nenhum comentário:

Postar um comentário

144) A Voz Interior

A pergunta “qual a coisa certa a fazer?” (Blome, 1999) busca respostas em dogmas ou doutrinas, ao invés da guiança da voz interior. ...