25 de mar. de 2020

126) Como enfrentar o Dia da Marmota que Estamos Vivendo


Como enfrentar O Dia da Marmota que Estamos Vivendo? A gente acorda, faz algo diferente do que fazia, mas já suspeitamos da prisão da nova rotina, sem uma perspectiva auspiciosa de futuro. Será mesmo? E, por isso, alguns de nós já entramos em desespero como o Bill Murray no filme “O Feitiço do Tempo”.

Ele interpreta um jornalista intratável que vai cobrir o Dia da Marmota em uma cidadezinha. De repente, passa a reviver o mesmo dia infindavelmente. No início, ele reage como atos irresponsáveis, mas depois de um ataque de desespero decide se melhorar.

Pois bem, toda crise coletiva se repete de eras em eras, com o mesmo propósito do feitiço do tempo. Se O Dia da #Marmota te leva ao #DESESPERO, lembre-se: Desespero só acontece em isolamento porque paramos de nos distrair do fato de estarmos sem apoio há muito tempo. Não porque estamos sozinhos. Às vezes, desde a infância, com pais que davam tudo menos apoio emocional. Desespero também surge com falta de perspectivas. Então,

1) CONVERSE COM PESSOAS QUE ESCUTAM SEM JULGAR. E ESCUTE ALGUÉM. Desabafo é tirar o ar sufocado do coração sem despejar problemas, nem ser tapete dos problemas dos outros. Uma conversa cura quando se escuta e fala, apoia e dá apoio, entra em sintonia com os sentimentos e escuta sem julgar.

2) Crie sua VISÃO DE FUTURO! Quem descobriu isso foi o psiquiatra Viktor Frankl. Ele estava numa solitária no campo de concentração, sem roupa, com temperatura abaixo do zero. Nesta situação extrema ele pensava que tinham lhe tirado tudo, a família, o trabalho, as posses, a dignidade, mas não podiam tirar a forma como ia lidar com aquilo! E lá mesmo criou a sua VISÃO DE FUTURO: a Logosofia, ou como as pessoas se mantém com esperanças e produtivas em diversas situações. (Como astróloga, eu suspeito que é por isso que as pessoas fazem mapa astral. Porque autoconhecimento, por meio da leitura simbólica, acessa a libido dos #projetosdevida).

Ele descobriu que quando damos sentido às nossas vidas com visões de futuro atravessamos dias normais até grandes crises. Se você entrou em desespero, respire, converse e sonhe.

#ViktorFrankl #OSentidoDaVida #VisãoFuturo #Logosofia #DiadaMarmota #BillMurray #CoronaVirus

_________________

O Livro do Viktor Frankl sobre a Logosofia se chama “Em busca de Sentido”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

212)As Três Consciências descobertas por Bert Hellinger na Constelação Familiar

  A fenomenologia é uma filosofia nascida com a seguinte pergunta: o que é Consciência?    Para alguns, a consciência é o que conhecemos...