19 de mar. de 2020

122) Você sabe o que é Histeria?


Você sabia que o termo #histeria pode ser usado como insulto às mulheres e sentimentos? Esta palavra deriva do termo #Histera ou útero em grego.   No século V a.C , #Histerikos era o termo usado por #Hipócrates com a hipótese de que havia um movimento irregular de sangue no #útero q afetaria o #cérebro das #mulheres.

Na #psicanálise #histeria deixa de ser um problema do sangue do útero e passa a se referir a uma neurose feminina, depois também reconhecida nos homens. É uma instabilidade emocional associada à surdez, cegueira ou paralisia sem uma causa médica. Como observou Freud, decorre de lembranças reprimidas de grande intensidade emocional.

Hoje já se sabe que aqueles sintomas além de traumas podiam ser falta de alguma vitamina. O próprio Freud já dizia que era preconceito teorizar sobre a neurose culpabilizando o aparelho sexual feminino. E também assinala que este preconceito matou muitas mulheres queimadas na idade média.  

Na bioenergética o termo aborda um bloqueio na última fase do desenvolvimento psicossexual, na qual a mulher sofre um trauma em relação à figura masculina. Mesmo sendo uma compreensão mais sistêmica, o que une todas as explicações é o FATO DO TERMO HISTERIA SE REFERIR AO ÚTERO DA MULHER E AO MUNDO MISTERIOSO QUE ELA VÊ. Temos visão, dizem os povos indígenas!

Ou seja, que tem um útero, é louca?

É “normal”, então, algumas pessoas chamarem outras de histéricas como forma de desprezo. Assim como desqualificar os sentimentos de uma mulher com “Tá com TPM?” “Acordou irritada hoje?”. Estas são formas de calar alguém que se quer dominar, ou algo que se teme. Sentimentos, visões e emoções causam medo em muita gente, porque são irracionais - surgem sem nosso comando racional.

Útero, então, é o terror das #fantasias primárias da maior parte da população! Eles têm vida própria e gestam vidas! Nossa respiração, digestão e todo movimento corporal, que não precisa do nosso comando, também são #irracionais.

No meio de uma pandemia, então, é normal sofrer descargas irracionais como #pânico e medo, como tudo o que mantém um corpo vivo sem a gente comandar. Mas no mundo do controle ter medo ou pânico é tratado como histeria. As #fogueiras, que mataram mulheres, hoje ainda tentam, em vão, matar tudo o que não conseguimos controlar. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

180) Os Estágios da Anima e do Animus

  Reconhecemos um navio porque ele já estava na gente como modelo. Da mesma maneira, um homem enxerga uma mulher, e vice-versa, com modelo...