25 de fev. de 2020

119) Animus e a Anima positivos





#Jung observou que no conteúdo inconsciente dos homens tem uma contrapartida feminina (anima) que o ajuda a ver o que permaneceria no escuro. Já a consciência #masculina é como o Sol: realça contornos, exclui a escuridão e se separa do “horror” do #inconsciente, podendo ser objetivo.  

Na inconsciente da mulher o Animus é sua contraparte masculina,  que a ajuda a ter discernimento e separar o joio do trigo.  A consciência feminina regida pela Lua, ao menos na alquimia, não é tão penetrante ou clara. É difusa, porque, ao contrário do consciente masculino, compreende e aceita o mal, a sombra, os mistérios.  

Jung (2006) comenta sobre isso:

“Há uma condição prévia para isso: trata-se de uma espécie de escurecimento da consciência, portanto da instalação de uma consciência mais #feminina, que é menos penetrante e clara que a masculina, mas que em um âmbito mais amplo percebe coisas ainda vagas. O dom visionário da mulher, sua capacidade de intuição é conhecido há eras. Seus olhos mais desfocados permitem-lhe pressentir o escuro e ver o que está oculto. Essa visão, a percepção daquilo que não pode ser visto de outra maneira, torna-se possível ao homem através da anima.”

É a anima que leva o homem a ter coragem de confrontar suas sombras buscando terapia, por exemplo. Estas contrapartidas em homens e mulheres também são responsáveis por sermos fiéis à verdade interior. Sem elas a gente não consegue seguir o coração.

Para funcionarem num nível ótimo devem ficar no inconsciente e devemos nos precaver de suas formas negativas. Na mulher os aspectos negativos são a negação da subjetividade do outro fazendo projeções “objetivas”: atacam o homem e amigos se baseando na sua subjetividade e não na #alteridade. Se quiser ler mais sobre o animus negativo, clique aqui.

E no #homem é a negação de sua objetividade em prol das fantasias e mentiras. Mentem para #mulher ou não falam ou nem sabem se comunicar. Sabe aquelas brigas em que a mulher acusa, acusa, acusa e o homem não diz nada fazendo a mulher parecer boba? É #animus negativo e a #anima negativa em guerra. Como um estimula o outro para seu pior, imagina a cena? Mas estes encontros ferozes fazem parte da melhoria. Uma hora todos se cansam de brigar ou perder parceiros e buscam ajuda. Nesta hora o #Sol iluminará o caminho, assim como a #Lua acompanhará quem ousa se abrir para o #mistério. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

180) Os Estágios da Anima e do Animus

  Reconhecemos um navio porque ele já estava na gente como modelo. Da mesma maneira, um homem enxerga uma mulher, e vice-versa, com modelo...