5 de jun de 2019

91) Conexões Ocultas reveladas na Constelação Familiar


O vídeo está neste link:


Eu, a moça do século XV entretida com seu instagram e a Dra. Iria Zanoni Gomes


           Neste vídeo, feito em Curitiba dia 4/6/2019,  eu perguntei à Dra. Iria Zanoni Gomes[1] como as conexões ocultas ficam evidentes nos seminários de Constelação Familiar e, por isso, uma constelação serve a todos e todo o seminário é a constelação.

Para quem não conhece, a Constelação Familiar é uma abordagem filosófica das relações humanas criada por Bert Hellinger que, posteriormente com sua esposa, Sophie Hellinger, aprofundou as compreensões das ordens ocultas e os movimentos essenciais que mantêm o amor, a paz a harmonia e o sucesso fluam nas relações familiares, de casal, empresariais, na saúde, justiça e pedagogia, mediação etc.

          Ela também observa as desorganizações destas ordens e seus efeitos, aguardando e revelando o passo decisivo ou essencial que retome a ordem perdida.

          O Hellinger observou que estas ordens se repetem não só nas relações de famílias, mas em outras esferas de nossa vida, como as empresas, a relação que temos com o corpo, na relação ensino aprendizagem, na aplicação da justa justiça. Por isso em um Seminário de Constelação, uma constelação serve a todos, porque todos nós mantemos o amor e a harmonia fluindo nestas dimensões da existência por meio destas ordens. Mas não de forma fixa e sim fluída.

Por que todos conseguimos acessar o campo de informações que revelam estas ordens e desordens, e como uma constelação serve a todos?

Segundo Iria, na moderna biologia há três conceitos básicos

1.       Padrão
2.       Estrutura
3.       Processo.

Os padrões se repetem, como estas ordens. Eles são a configuração que se expressa num determinado padrão que fisicamente se expressa numa estrutura. Mas há uma flexibilidade nesta relação para que a estrutura se mantenha. Por exemplo, um padrão rede se expressa como estrutura de teia, já um padrão de hierarquia se estrutura de outra maneira. Para se manterem como teia ou hierarquia precisam se adaptar às demandas do grupo que as criaram.

Uma rosa tem em sua semente os padrões da rosa, mas não é algo fixo, porque em cada ambiente que a rosa estiver os padrões têm que se adaptar para a estrutura se manter.

 Assim, o padrão garante que a mesma estrutura possa existir e se perpetuar de forma inteligente. Então há um processo, uma cognição atuando. A digestão – uma estrutura – outro  exemplo, segue um padrão, graças a esta cognição, que nem precisamos estar conscientes dela. Como a relação de padrão e estrutura é flexível e está em constante processo, este processo se confunde com a própria vida.

E o processo é cognitivo porque processa informações necessárias à vida por meio de conexões ocultas – não perceptíveis. A natureza processa informação o tempo todo.

Se pensarmos na constelação, o processo cognitivo está atuando e se revela nas ordens ocultas do amor também, conscientes delas ou não. Há uma inteligência que a guia, perpetuando a harmonia nas relações humanas. Estas conexões são reveladas porque mediam, como padrões, a estrutura que mantém a vida fluir no sistema familiar, ou  como o sucesso é possível nos negócios, levando em conta diversos sistemas (social, político, familiar etc.) que estão conectados com o tema no campo da constelação.  E só é possível acessar estas conexões porque todos que estão lá no seminário são a ponte e a finalidade desta experiência.

Assim, quem está num encontro de Constelação Familiar é quem cria o campo onde estão as informações e escolhe junto, mesmo que não saiba como, qual a constelação que servirá a todos.

No atendimento individual também, no espaço de intersubjetividade criado entre a pessoa que faz a constelação e o facilitador, algo surge destas conexões ocultas.

       Se quiser assistir toda a entrevista com a Iria, só clicar aqui.




[1] Mestra e Dra. Em Ciência – área de concentração é a Sociologia -  pela USP. Há 25 anos trabalha com a Teoria da Complexidade que envolve a Física Quântica, a Concepção Sistêmica da Vida – Moderna Biologia, Teoria do Caos etc. Ministra cursos de Ciência e Espiritualidade deste enatão.

Um comentário:

100) Como o pai atua em nossa vida?

O mantra que ilumina o final do túnel se pronuncia:  Pa-pai Se a mãe é o rosto do sucesso, o pai é a coragem de entrar ...