25 de out de 2018

75) Scripts - A Burra e o Covarde / O Sol e o Corajoso

Meus dias em Bad Reichenhall 1 - 2018
Script - Roteiros de Vida com Rudiger Rogoll
Bad Reichenhall - Hellinger Schule


Rudiger Rogoll é médico psiquiatra, analista transacional (terapia criada por Eric Berne que influenciou a criação da Constelação Familiar) e amigo íntimo de Bert Hellinger.

O que me fez ir para Bad Reichenhall no Encontro Internacional de Constelação Familiar da Hellinger Schule este ano (2018), além de sempre ser maravilhoso, foi poder fazer o seminário com ele.


O script é aquele drama que nos conduz interiormente, mesmo que as evidências externas mostrem o contrário.

Por exemplo, mulheres super inteligentes, competentes, chefes de família com o script “burra”.

Não importa todo sucesso, títulos acadêmicos, filhos bem criados, empresas que criaram ou gerenciam, elas, inconscientemente, se acham inferiores aos homens, porque a cultura da época as desqualificou e em sua família ancestral as mulheres eram consideradas inferiores.

Pode ser que se casem e compensem este script bancando o marido, ou o desqualificando, ou tendo problemas ginecológicos porque projetam seu Sol, seu brilho, sua inteligência no homem.

Rudiger disse para pegar este Sol projetado e colocar dentro de si. Dó, Ré, Mi, Fá, Sol lá Si!

Tem também outro script muito comum entre os homens como aquele é para as mulheres. O “covarde”.

Claro que alguns homens se sentem inferiores às mulheres e algumas mulheres também são covardes. Mas o “covarde” é um dos scripts mais comuns entre os homens porque os pais não estavam presentes na criação deles.

Nossa cultura, agora mudando, não valorizava o papel do pai na educação dos filhos. “Isto é para as mães.” Diziam. Então muitos meninos não puderam ir para a esfera do pai para virarem homens.

E tem também os abandonos paternos tão “normais”.

Os homens com este script compensam de duas maneiras: ou ficam muito tímidos ou viram machistas querendo resolver tudo a bala e pancada.

Rudiger disse que o contra script deve ser falado para aquela criança que se sentia tão vulnerável: corajoso!

Tiveram outros scripts e muito aprendizado, mas estes dois falavam de homens e mulheres aqui no Ocidente. Agora o Sol, pra mim é feminino, como é na Alemanha, e todos os meninos são CORAjosos.

Amaterasu - Deusa da mitologia Japonesa Xintoísta - Aquela que Bilha como o Sol
Amaterasu - Omikami - Grande Deusa Augusta que Ilumina o Céu
(Dica da Consteladora Priscila Carvalho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

78) Depressão

Quando eu li pela primeira vez que a depressão, segundo as observações do Bert Hellinger nas Constelações Familiares, era, geralment...