25 de jun. de 2018

72) O trabalho Doméstico é a Experiência da Consciência Cósmica


O trabalho doméstico é a experiência direta da Consciência Cósmica. Ilimitado, Infinito e Invisível.

Este aforismo surgiu de lavar a louça e quando acabava aparecia mais. De ver a minha mãe cuidando da casa sem nunca terminar os seus deveres. De não ter o reconhecimento necessário, como se toda esta dedicação fosse algo natural e não sustentasse o mundo e a vida há milhares de anos. De saber que o mundo material precisa de tantos cuidados que, ou a gente desiste dele virando um espiritualista sem os pés no chão, ou agradece tudo o que temos e criamos.

É uma luta interna de me sentir presa em tarefas que “me roubam o tempo” ou a gratidão de estar na presença, sem precisar de nenhuma fotoself ou de me sentir vítima de uma sociedade injusta. Chega uma hora em que o fluxo se torna divino. O dualismo “matéria X espírito” desaparece nesta ação devotada. É a hora do “White people problems” me mostrar como posso ser ridícula de resmungar da quantidade de coisas que tenho que guardar.

Acima de tudo é eu fazendo a minha mãe rir, quando milhares de roupas sujas aparecem e ela acabou de guardar outras tantas. Foi ela quem me ensinou a agradecer ao invés de reclamar das tarefas, afinal temos algo para cuidar.

E para você, como são as tarefas diárias? Um fardo ou elas rindo de você se levar tão a sério, enquanto te mostram o infinito e a impermanência? Um campo para  brigas ou as flores do jardim que você plantou?





Um comentário:

  1. Linda reflexão, estou vivendo extamenexa isso. Sou empresária, mãe, do lar...e quando me deparo com os afazeres domésticos e como se estivesse perdendo tempo, esta tudo uma bagunça, a casa, a empresa, a minha cabeça, a minha vida. Parece que nada saí do lugar. Vc poderia me dar uma idéia do que posso fazer?
    Obrigada por transmitir seu conhecimento.

    ResponderExcluir

167) A Mão do Pai

  09 de Agosto de 2020 – Dia dos Pais Obrigada, Papai!   Em 2015 o Hellinger nos conduziu para lembranças de uma situação ainda não re...